O MELHOR DA MUSICA VOCE CURTE COM A GENTE!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

2ª Caminhada na Natureza em Pinhão


  
O município de Pinhão recebeu mais uma vez neste final de semana caminhantes de Pinhão, Guarapuava e região para a 2ª Caminhada na Natureza, Caminho das 7 Cachoeiras. Em torno de 250 participantes percorreram trilhas em matas, encostas de rios e campos para apreciar a exuberante beleza do nosso município com cachoeiras a menos de 5 km da cidade.
O prefeito Dirceu de Oliveira e o vice Ezoraldo de Deus da Rocha recepcionaram todos para a caminhada destacando as belezas de nosso município como uma diferencial para o Turismo na região.
O evento foi realizado pela Emater, Sindicato Rural de Pinhão, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Industria e Comércio e ainda apoio de Adega Sabor do Sul, Coamo, Pioneira FM e Aquadio.







Pinhão 50 Anos – Encontro de Seleções Campeiras reuniu tradicionalistas de todo o Estado

 O Município de Pinhão foi sede do maior Encontro de Laço do Estado, uma grande festa tradicionalista gaúcha, no parque Coronel Lustosa. O evento é organizado pela MTG – PR (Movimento de Tradições Gaúchas do Paraná) e pela 8° RT (Região Tradicionalista – Pinhão) e conta com diversas atrações.
O 26º Encontro de Seleções Campeiras foi sediado pela 3° vez em Pinhão, fortalecendo o tradicionalismo da nossa região. Para alegrar ainda mais o povo pinhãoense o encontro aconteceu no ano em que nosso município completa 50 anos de emancipação política, mais de 5 mil pessoas se acamparam no parque, vindas de 17 regiões tradicionalistas, além de centenas de pessoas advindas de diversas cidades do Estado que vieram prestigiar o evento.
O Encontro de laço é promovido todos os anos no mês de dezembro, conta com a participação de todas as regiões tradicionalistas do Paraná. O encerramento do evento aconteceu na tarde deste domingo, 14, com a presença de autoridades locais entregando as premiações aos ganhadores.



Pinhão 50 Anos – Prefeito Dirceu de Oliveira participa do Futsal Solidário

 O espírito de solidariedade tomou conta no último sábado, 13, no Complexo Esportivo Rubens Spengler (Ginasião), na 2ª Edição do Futsal Solidário, promovido pela ACM do Bairro Mazurechem com  o apoio da Secretária de Esportes e Prefeitura Municipal de Pinhão.
O ingresso para o evento foi um quilo de alimento ou um brinquedo que será destinado as crianças de nossa cidade, para que tenham um natal mais feliz.
O público presente no Ginasião prestigiou quatro grandes jogos: Sanepar x Professores do Estado; Câmara de Pinhão x Prefeitura de Guarapuava;Prefeitura de Pinhão x Prefeitura de Guarapuava e Rádio Pioneira x Rádio Universitária.
O penúltimo jogo contou com a presença dos prefeitos Cesar Silvestre Filho de Guarapuava e Dirceu de Oliveira prefeito de Pinhão numa disputa amistosa e solidária.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Pinhão 50 Anos – Município é sede do maior Encontro de Laço do Estado


De 11 a 14 de dezembro Pinhão é sede do 26º Encontro Estadual de Seleções Campeiras no Parque Coronel Lustosa.
A abertura do evento aconteceu ontem, 12, com a presença de centenas de pessoas. O evento de laço é promovido todos os anos no mês de dezembro, conta com a participação de todas as regiões tradicionalistas do Paraná e é organizado pelo MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Para o prefeito Dirceu de Oliveira, é uma grande honra recepcionar este povo que mantém as tradições por meio do rodeio crioulo, além disso, o aniversário de 50 anos de Pinhão deve proporcionar uma série de atrações para a população incluindo esta atração para os que cultivam as tradições gaúchas.





Secretaria de Obras intensifica ações

 Nesta semana a secretaria de obras está intensificando as atividades de limpeza, cascalhamento e nivelamento de ruas na cidade. Os trabalhos estão sendo realizados na Vila Rural, bairro São José e Dona Evanira.
Na Praça Darci Brolini outra equipe da secretaria está realizando instalações elétricas, pinturas e limpezas para os eventos que serão realizados neste final de semana alusivos ao cinquentenário do município. No domingo vai acontecer a inauguração das Luzes de Natal com a presença do Papai Noel, também haverá atividades recreativas no período da tarde.
No parque Coronel Lustosa estão sendo instalados novos banheiros, pinturas, adequação da estrada que dá acesso ao parque para a realização do 26º Encontro Estadual de Seleções Campeiras, de 11 à 14 de dezembro. O evento também faz parte das comemorações dos 50 anos de Pinhão.







Prefeitura de Pinhão inaugura a Sala do Empreendedor



Foi inaugurada na tarde da última terça-feira, 09, a Sala do Empreendedor, o espaço está situado na Av. Trifon Hanycz, anexo a prefeitura municipal de Pinhão. Esta é a 100ª sala aberta no Estado do Paraná.
A sala do Empreendedor é um local específico e adequado para informações e orientações sobre abertura, funcionamento e formalização de empresas de forma simples, além de capacitação para  microempreendedores, é mais uma parceria entre o SEBRAE e prefeitura de Pinhão.
“A Sala do Empreendedor faz parte de uma série de ações que têm o objetivo de trazer respostas mais rápidas para quem quer abrir sua empresa, é um instrumento criado para desburocratizar o acesso do empreendedor no início do seu negócio” , disse o prefeito Dirceu de Oliveira durante a inauguração.
Participaram do evento além do prefeito Dirceu de Oliveira, secretário de administração Orlei Diogo, secretário de finanças Jorge Sens, Saulo Simão secretário de industria e comércio, vereador Osvaldo Lupepsa, Edson Braga representante do Sebrae na Cantuquiriguaçu, Alberto Fuchs Neto presidente da Aciap, empresários locais e imprensa.



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Denatran apresenta novas placas de automóveis no padrão do Mercosul

 O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou o novo modelo de placas de veículos que será usado no Brasil e demais países do Mercosul, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela (veja na imagem acima). No Brasil, a placa será obrigatória para veículos novos a partir de janeiro de 2016. Para os veículos que atualmente já estão emplacados, a mudança será opcional.
Saiba o que muda nas novas placas a partir de 2016:
1- Mais letras e menos números
Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa;
2- Cada um com a sua cor
A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado;
3- Estado e cidade com nome e brasão
O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões;
4- Tamanho
A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cm de comprimento por 13 cm de largura).
5- Contra falsificações
Marcas d'água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações;
6 - Quem terá que trocar
O modelo será adotado a partir de 2016 para novos emplacamentos. Para quem tem carro já emplacado, a troca é opcional. Segundo o órgão, o preço será mantido.
O objetivo da mudança é ampliar o número de combinações. Segundo o Denatran, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação da placa.
O Denatran, no entanto, não soube informar como ficarão questões de rodízio ou licenciamento dos veículos nos estados em que o último número da placa é utilizado como referência. Isso porque, como poderão ter letras e números misturados, as placas poderão terminar com uma letra.
FONTE:G1

Pinhão 50 Anos – Prefeitura promove maior casamento coletivo da história do município


A Prefeitura Municipal de Pinhão através da secretaria de assistência social realizaram na última sexta-feira, 05,no Ginasião, a cerimônia coletiva de casamento no civil de 202 casais, o maior casamento coletivo da história do município
O Dia do Sim é um projeto de realização do IRPEN – Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná com apoio da FUNARPEN – Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas naturais.
A realização do casamento civil e a legalização do relacionamento e união estável é a concretização de um sonho para muitos casais. Pinhão foi contemplado com o projeto IRPEN na Comunidade, do qual faz parte o Dia do Sim, que é a realização de casamento coletivos gratuitos para a comunidade.
A secretaria de assistência social arcou os custos de documentação e ornamentação do casamento coletivo. Após a cerimônia todos os casais saborearam um delicioso bolo. A Banda Municipal também abrilhantou o evento.
Participaram do evento o prefeito Dirceu de Oliveira, secretária de assistência social Lucimere Terleski Oliveira, registradora civil de Pinhão Srª Maria da Graça Burko Rocha, presidente do Irpen Dr. Arion Toledo Cavalheiro Jr, juíza de paz de Pinhão Regina C .Nogueira, vereadores Francisco Carlos Caldas, Osvaldo Lupepsa, Denilson Oliveira e secretario de esportes Adaor Caldas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Quadra da Escola Santa Terezinha é inaugurada


Durante a formatura da Escola Santa Terezinha, foi inaugurada a quadra poliesportiva da escola, na comunidade de Dois Irmãos, com a presença do prefeito Dirceu de Oliveira, secretária de educação e cultura Noriam Coelho Basílio, secretário de esportes Adaor Caldas, vereador Aroldo Antunes Domingues, Alain Cesar Abreu, Osvaldeci Lima, Alexsandro Camargo, coordenadora da escola Edimara T. Santos, professores, pais e alunos.
O espaço poliesportivo será utilizado em eventos culturais da escola e também pelo próprio bairro que ainda não possuia um local adequado para recreação e lazer. A quadra mede 26×38, conta arquibancada e palco.
Foram investidos R$ 509.978,06 na construção da quadra com recursos do Governo Federal (PAC 2) e aproximadamente R$ 100.00,00 com recursos do município.





quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

13º SALÁRIO - 10 mil salários injetados na economia

Só dos 1.280 funcionários da Prefeitura são mais de 2,5 milhões, sem contar estagiários, trabalhadores com carteira assinada, migrantes, segurados do INSS e servidores estaduais


  O 13º salário, apenas dos funcionários públicos municipais injetará na economia local em torno de 2,5 milhões de reais. Esse adicional já tem data marcada para o pagamento. Será dia 17 de dezembro e beneficiará os 1.280 funcionários da Prefeitura de Pinhão.

"O pagamento do 13º será feito em uma parcela só e o pagamento sai dia 30 de dezembro. Então, de 1º a 30 de dezembro, girarão 5,5 milhões de reais em Pinhão, sem contar com os 60 mil das rescisões de contrato dos estagiários. Enquanto que a arrecadação normal do Município gira em torno de 4,5 a 5 milhões", explica o secretário municipal de Finanças, Jorge Tadeu Sens.

O 13º salário do funcionalismo público sairá em uma quarta-feira, o que em parte favorecerá o comércio local, porque quando o pagamento é realizado no final de semana, algumas pessoas procuram outros centros para realizar suas compras.

Uma maneira que a Associação Comercial e Empresarial de Pinhão (Aciap) achou para fomentar o comércio foi o lançamento da campanha "Natal dos Sonhos". A meta é valorizar o cliente e unir as empresas locais em um esforço único de vendas. Assim, quem optar por uma loja que aderiu à campanha, concorre a um carro zero quilômetro e mais 60 prêmios.

Segundo alguns comerciantes pinhãoenses, a previsão é de um aumento de 10% nas vendas nesse período natalino. Muita gente reserva uma parte do adicional vindo em dezembro para a compra de presentes e para os gastos com as festas de fim de ano.

OUTROS NÚMEROS

Quem também ajuda a movimentar o comércio local são os aposentados e pensionistas. A segunda parcela do 13º cai na conta em dezembro. De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Mario Doliveira, Pinhão possui 4.300 segurados. Lembrando que os que recebem amparo social não têm direito a este salário adicional.

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) por município apontam que Pinhão possui em torno de 1.900. Observando que mais da metade são da Prefeitura. Os números de contratações ficaram parecidos com os de 2013. Tem que diminuir deste número as demissões. "Fazemos uma média de 1.500 seguros desempregos, que também englobam comércio, indústria e prestação de serviços".

De posse de todos estes números e valores, o gerente acredita em uma injeção no comércio local em dezembro de 8 a 10 mil salários mínimos. "Somando os funcionários da Prefeitura, os com carteira assinada, mais segurados. Sem adicionar os valores dos funcionários estaduais e dos trabalhadores migrantes".

Segundo ele, os pinhãoenses que trabalham fora enviam entre 2 e 2,5 milhões mensalmente para o sustento das suas famílias que aqui permanecem. "Muitos chefes de família estão em Mato Grosso, Santa Catarina, Curitiba, entre outros centros. Na localidade de Nova Divineia, uma média de 70% trabalha fora. Além do valor mensal, irão mandar um valor adicional devido ao 13º salário. E nas festas de fim de ano voltam para casa para passar com a família".

CONSUMIDORES

Vanda Aparecida Santana vai aplicar todo o valor do seu 13º salário na construção da sua casa. "Eu já não comprometi ele para poder investir", conta a professora pelo Município e pedagoga pelo Estado.

Elizabete Pietroski disse que com o seu 13º salário irá pagar algumas contas e reservar um pouco para algumas despesas de 2015. "Tenho programadas algumas despesas para o próximo ano", observa a vendedora.

Mas têm aqueles que ainda não planejaram como gastá-lo, a exemplo da professora Tania Vanessa Leal: "ainda não sei o que vou fazer".

ESTAGIÁRIOS

Os estagiários pinhãoenses também terão um dinheiro extra no final do ano. Eles não recebem o 13º salário mas o recesso, que equivale a 30 dias de férias. "É um valor proporcional ao número de meses que trabalhou. O estagiário recebe o recesso quando encerra o seu contrato", explica Priscila Prestes, do Departamento de Pessoal.

Segundo ela, o valor oscila bastante porque começaram a admitir pessoal desde fevereiro e seguiram contratando até agosto. "As rescisões ficarão em torno de 60 mil reais, que soma o último mês trabalhado mais o recesso".

Hoje o quadro de colaboradores de Pinhão conta com aproximadamente 120 estagiários. A maioria lotada na Secretaria de Educação. De acordo com o secretário de Finanças, Jorge Sens, como as atividades estão encerrando, dentro da administração não há a necessidade de estagiários. "A maior parte é dispensada no final de novembro. Mas a Educação segue trabalhando até dia 12 e a Finanças, junto com os setores até dia 31 de dezembro, por exemplo".

BRASIL

Até o final de dezembro de 2014, estima-se que deverão ser injetados na economia brasileira cerca de R$ 158 bilhões em decorrência do pagamento do 13º salário. Este montante representa aproximadamente 3,0% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social, e aos aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios. Cerca de 84,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com um rendimento adicional, em média, de R$ 1.774,00. Estas estimativas são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

ECONOMIA PARANAENSE

A economia paranaense deverá receber até o final de 2014, a título de 13° salário, cerca de R$ 8,5 bilhões, aproximadamente 5,4% do total do Brasil e 34,1% da região Sul. Esse montante representa em torno de 2,83% do PIB estadual. O contingente de pessoas no estado que receberá o décimo terceiro foi estimado em 5,111 milhões, o correspondente a 6,03% do total que terá acesso ao benefício no Brasil.



FONTE:Jornal Fatos do Iguaçu

Caminhoneiro que insistir em sair pelo trevo secundário será multado


 Seguindo o Código Nacional de Trânsito, o motorista de caminhão que desobedecer a sinalização da Avenida XV de Dezembro e insistir em sair pelo trevo secundário, será enquadrado e multado por transitar em tráfego proibido. 

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar de Pinhão, sargento Nilson Mauricio Ramos, mais duas placas foram colocadas na via indicando a proibição de caminhões com carga superior a 20 toneladas. "Tinha uma placa próximo ao Fórum, mas não respeitavam. Então, colocamos mais duas. Uma junto à lombada para poderem ver e outra na lombada onde entra para o japonês. Se realmente não tiver visto a primeira, pode chegar ali e fazer o contorno".

Os motoristas saem das fazendas e da Cooperativa Agrária rumo à PR 170 e insistem no caminho do trevo secundário, mas alguns acabam ficando no meio do caminho devido à subida íngreme seguida de uma curva bem fechada. Segundo o sargento, muitas vezes o trator da Prefeitura tem que ser levado para puxar os caminhões e carretas. "Alguns param e precisam ser puxados e outros chegam a voltar".

Uma das residências próxima à via foi invadida por um dos caminhões que não conseguiu subir e voltou. Parte de um dos quartos foi demolida e quase causou uma tragédia. A filha do casal tinha acabado de sair do seu quarto.

A desobediência acaba gerando a imprudência de outros veículos menores que estão passando pelo local e não têm paciência para ficar esperando. Acabam fazendo uma ultrapassagem arriscada na subida, que é seguida de uma curva bem fechada. Os condutores que estão descendo não têm visão nenhuma.

CAMINHO CORRETO

A rota que os motoristas de caminhão devem seguir rumo à PR 170 é pela Avenida Hipólito Aires de Arruda, saindo pelo trevo principal de acesso. "Caminhoneiros querem cortar caminho".

Este final de semana completa os 15 dias de orientação. "Deixamos comunicado na Agrária, por exemplo, para que orientem os motoristas para que sigam pelo caminho indicado". 

A partir da semana que vem a Polícia Militar começará a multar. "Agora são três placas de orientação, não tem como não verem nenhuma. Na verdade, poderíamos aplicar uma multa por falta de atenção". 


FONTE:Jornal Fatos do Iguaçu

Participe do Sorteio do IPTU Premiado


 No dia 09 de Dezembro às 15:00 no saguão de entrada da prefeitura municipal haverá o sorteio do IPTU Premiado 2014, venha participar e torcer para ser um dos ganhadores dos seguintes prêmios:

Premiação

– 1° Lugar – R$ 2.500,00
– 2° Lugar – R$ 1.500,00
– 3° Lugar – R$ 1.000,00
– 4° Lugar – R$  1.000,00
– 5° Lugar – R$ 1.000,00
– 6° Lugar – R$ 1.000,00
– 7° Lugar – R$ 500,00
– 8° Lugar – R$ 500,00
– 9° Lugar – R$ 500,00
– 10° Lugar – R$ 500,00