O MELHOR DA MUSICA VOCE CURTE COM A GENTE!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Estado cancela de vez aposentadoria de ex-governadores

As aposentadorias de ex-governadores que passaram a receber o benefício após a promulgação da Constituição de 1988 foram canceladas definitivamente após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) analisar e rejeitar as defesas apresentadas pelos interessados no processo administrativo aberto no final de março, por determinação do governador Beto Richa.
Desta forma, os beneficiários não terão o valor depositado em conta corrente neste dia 31 de maio. A decisão cancela em definitivo as aposentadorias de Mário Pereira (1994), Jaime Lerner (1995-2002), Roberto Requião (1991-1994 e 2003-2010) e Orlando Pessuti (2010), que vinham recebendo R$ 24.117,62 por mês – o mesmo valor atribuído ao governador no exercício do cargo.
O entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) é que os benefícios são irregulares, por não estarem previstos no texto constitucional. A mesma posição foi adotada nesta semana pela Procuradoria Geral da República (PGR), que deu parecer favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que questiona a aposentadoria vitalícia para ex-governadores do Paraná. A decisão foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a ação.
Independente da Adin, o processo administrativo de cancelamento das aposentadorias foi encerrado com a análise e rejeição das defesas dos ex-governadores pela PGE. Apenas as aposentadorias e pensões concedidas no período anterior a 1988, portanto com base na Constituição de 1967, foram reconhecidas como legais pela PGE, pois o texto previa expressamente que os ex-governadores poderiam usufruir de aposentadorias, a exemplo de ex-presidentes da República.
A OAB ajuizou dez ações contra Estados que pagam pensão vitalícia a seus ex-governadores: Paraná, Paraíba, Acre, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas, Sergipe, Pará, Rondônia e Mato Grosso. Sete delas já contam com parecer favorável ao cancelamento. 
AEN

CAD está a um empate das semifinais

 O Guarapuava precisa apenas de um empate para chegar à semifinal do campeonato paranaense de futsal, a Chave Ouro. No último sábado a equipe venceu por 3 a 1 o time do São Miguel, fora de casa. O próximo jogo do CAD será contra o São Miguel novamente, neste sábado (4) no Joaquinzão.
Segundo o técnico Baiano, o time estará completo, incluindo os mais novos contratos, Junior Cabeça e Nenê.
Mesmo com a aparente vantagem, o clima no time é de precaução, ora que o São Miguel contará com vários jogadores de qualidade, além de já terem vencido o campeonato quatro vezes. 
Clique Esporte. (via Guara Noticias)

Arns garante a Cesar Filho que Faxinal do Céu não irá fechar


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) esteve hoje (30) na Secretaria de Estado da Educação (Seed) para buscar informações detalhadas sobre o futuro de Faxinal do Céu, espaço destinado à capacitação de professores da rede estadual de ensino, localizado no município de Pinhão, na Região Central do Estado. O secretário de Educação, Flávio Arns, garantiu que o centro de capacitação continuará em funcionamento, mas a forma de utilização será revista.
 
Arns explicou que a Secretaria quer rever o contrato firmado com a Copel, proprietária do espaço, buscando ampliar sua utilização para um centro de capacitação que atenda a todos os servidores estaduais, e não apenas aos funcionários da Educação, como ocorre hoje.
 
Além disso, Arns disse que o centro de capacitação está há cerca de 15 anos sem receber reformas, que agora são consideradas fundamentais para poder continuar recebendo visitantes de forma adequada. “A estimativa é que seja necessário investir cerca de R$ 10 milhões para reformar e revitalizar a área”, salientou.
 
Para o deputado Cesar Filho, este investimento deveria partir da própria Copel, que inaugurou o espaço em 1980 para servir de residência aos funcionários que trabalharam na construção da Usina Hidrelétrica de Foz do Areia. “Hoje, a economia da região está vinculada ao funcionamento de Faxinal do Céu, que sedia cursos regulares de capacitação dos professores da rede estadual”, enfatizou César Filho.( rede sul )

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Coluna Esportiva de Hoje Destaca a Vitoria do CAD Guarapuava contra o São Miguel

Jogando em São Miguel do Iguaçu, o Clube Atlético Deportivo venceu, de virada, a equipe da casa. Com a vitória o C.A.D só precisa de um empate no Ginásio Joaquim Prestes, no próximo sábado (04), para garantir vaga na semi final da Chave Ouro de Futsal Primeira Parte.

A equipe de São Miguel, utilizando muitos jogadores das categorias de base, com menos de um minuto de partida, fez o primeiro gol com o experiente Kumano. O jogo era equilibrado, Guarapuava criava boas chances e o time da casa aproveitava o contra-ataque. Faltando cinco minutos para o final do primeiro tempo, em uma saída de bola errada do São Miguel, Dionisio aproveitou para empatar o jogo.

Na segunda etapa, o elenco guarapuavano voltou com mais disposição e impondo seu ritmo de jogo. Em menos de quatro minutos, Biro e Daniel Japonês, com um golaço, viraram a partida para o atual campeão paranaense. Porém o jogo que parecia tranquilo esquentou no final. Faltando um minuto para o cronômetro zerar, a equipe local marcou seu segundo gol, que em seguida foi anulado pelo árbitro da partida. O gol não foi validado pois a bola desviou em uma bola de brinquedo que estava dentro da quadra. A anulação gerou revolta dos torcedores e comissão técnica do São Miguel. O juiz manteve a decisão de não validar o gol, pois havia um corpo estranho em quadra, terminando a partida em 3 a 1 para o C.A.D.
(via redesul)

sábado, 28 de maio de 2011

Enfim, MPF abre investigação sobre patrimônio de Palocci

 O Ministério Público Federal, no Distrito Federal, abriu investigação para apurar suposto enriquecimento ilícito do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. O patrimônio dele teria aumentado 20 vezes durante o mandato de deputado federal.

A investigação pretende analisar a evolução patrimonial da empresa de consultoria Projeto Administração de Imóveis Ltda, de propriedade do ministro na época em que era deputado. Para isso, o MPF pediu à Receita Federal cópia das declarações de Imposto de Renda da empresa, além da escrituração contábil, assim como cópia dos contratos de prestação de serviço, seus aditivos, comprovação de serviços prestados, cópias de pareceres e atas de reunião, entre outros documentos.
“Não foram apresentadas publicamente justificativas que permitam aferir a compatibilidade dos serviços prestados (pela empresa Projeto) com os vultosos valores recebidos”, alega o Ministério Público no pedido de investigação.
A empresa tem prazo de 15 dias para prestar as informações pedidas.( guara Noticias)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pinhão - PM dispara contra ladrões de supermercado

 Por volta das 16h40min, após várias denúncias de que haviam duas pessoas que entravam em um Supermercado no município de Pinhão, pegavam um facão da prateleira e colocavam na cintura. Em seguida pegavam bebidas, faziam ameaças aos funcionários e saiam sem pagar.
Porém, ontem (24), pela manhã, a equipe de serviço teve conhecimento do fato, sendo feito patrulhamento nas proximidades. Por volta das 16h35min, abordou um dos suspeitos próximo ao supermercado, porém o sujeito resistiu a abordagem puxando um facão em tom de ameaça aos policiais.
Neste momento, o outro suspeito saiu de sua residência também armado de facão, onde o policial efetuou dois disparos no barranco, não intimidando os ladrões. Foram então efetuados mais disparos alvejando um dos elementos, momento em que o outro saiu correndo tomando rumo ignorado.
O indivíduo ferido foi encaminhado ao Hospital Santa Cruz.
(informações coletadas junto a Policia Militar de Pinhão)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cadastro Egressos Vizivali!!!

 CADASTRAMENTO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OFERTADO PELA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU – VIZIVALI.

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETI), juntamente com representantes das Universidades Estaduais do Paraná, vêm se reunindo para concretizar a forma e os meios para solucionar a questão que envolve os professores do Paraná que participaram do Programa de Capacitação, ofertado pela VIZIVALI, entre 2002 e 2004.

Dentre as providências definidas, constatou-se a necessidade de um cadastramento de todos os egressos do Programa de Capacitação VIZIVALI, que tem por objetivo identificar o quadro real da situação acadêmica e funcional, à época e atualmente de cada egresso do Programa, esteja ele (a) atuando ou não, como Professor (a) regente em sala de aula.

O Cadastramento terá início no dia 20 de maio e ficará disponível neste Portal até o dia 30 de maio de 2011. O preenchimento correto e fidedigno do Cadastro, é condição sine qua non para inclusão do egresso nos procedimentos que serão estabelecidos. Portanto, antes do preenchimento sugerimos uma boa leitura no formulário e a posse de todos os dados solicitados, pois as informações registradas devem expressar de forma fidedigna a realidade dos fatos.

O sistema permite correções durante todo o processo de preenchimento. Podendo voltar à página anterior, sair e limpar dados já inseridos no Cadastro. Observe as informações no final de cada página do Cadastro.
Antes de enviar o Cadastro, confira todas as perguntas e respectivas respostas, preencha local e data e clique em enviar.

OBS
: Recomendamos arquivar uma via impressa do cadastro preenchido para eventual solicitação. Procedimento: após preencher os dados de cada página, antes de clicar no botão "próximo", solicite a impressão da página preenchida.


Dúvidas no preenchimento do cadastro ligue:

0800 645 1521

Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Paraná


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vice Governador e Secretário de Educação do Paraná Esteve em Guarapuava.

Na manhã de Quinta Feira dia 19 de Maio, o Vice Governador e Secretário de Educação do Paraná Flávio Arns esteve em Guarapuava em um encontro com presidentes de APMFS e Diretores de colégios dos municípios que compoem o Núcleo de Guarapuava.Esses encontros estão sendo realizados para ouvir as necessidades, revindicações para melhor encacaminhar as decisões do Governo.Na ocasião vários diretores e professores de Pinhão compareceram e representados pela professora Andressa Druchack que fêz perguntas  relacionadas a educação Pinhãoense através dos três minutos que cada município tinha direito. Flávio Arns também falou sobre seu comprometimento com a resolução imediata do caso CNS Visivale e que está estudando junto com sua equipe a melhor maneira de utilizar a Universidade do Professor no distrito de Faxinal Céu em Pinhão. .O Vice Governador e Secretário de Educação Flávio Arns concedeu entrevista a Radio Pioneira FM e ao Blog Dirceu de Oliveira.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Assembléia do PR devolve R$10 milhões aos cofres do Governo.

 A Assembléia Legislativa do Paraná (Alep) devolveu R$ 10 milhões para os cofres do Governo do Estado na manhã desta terça (17). O Deputado Artagão Junior esteve no Palácio das Araucárias quando ocorreu a devolução do dinheiro ao Poder Executivo.
Os recursos são o resultado da economia que a Casa presidida por Valdir  Rossoni realizou,isto depois de uma série de medidas adotadas pela administração nos últimos três meses. Algumas das providências da nova Mesa Executiva foram a redução do número de cargos comissionados e das cotas de combustíveis dos parlamentares. Também houve a revisão dos contratos de prestação de serviços e outros, como o fim do pagamento dos chamados “supersalários”.
Segundo o governador Beto Richa, o dinheiro será repassado para equipar nove hospitais regionais do Paraná.( guara noticias)

MEC confirma data do ENEM 2011

 O Ministério da Educação (MEC) confirmou na noite desta terça-feira (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011 será realizado nos dias 22 e 23 de outubro.
Haverá outra prova em maio de 2012, mas a data deve ser divulgada pelo ministério na manhã desta quarta (18).
Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do ENEM por ano.
O ministro Fernando Haddad disse que a realização de duas edições "dependeria de muita gente", como os organizadores, gráficas e esquema de segurança envolvidos, e que o processo seria aperfeiçoado para evitar problemas em edições passadas, como o vazamento de provas em 2009 e os erros de impressão em um lote de provas em 2010.  "Eu, sinceramente, acho que o processo de 2010 foi muito melhor que o de 2009. Então, eu entendo que o de 2011 será melhor que o de 2010", disse o ministro.
O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). No total, 59 instituições utilizaram o Enem integral ou parcialmente como forma de acesso dos candidatos no ingresso à universidade.
g1

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pedágio: Acordo suspende ações judiciais entre concessionárias e governo

Da Gazeta do Povo
Com o argumento de que é necessário um clima amistoso para negociar acordos sobre o pedágio no Paraná, governo estadual e concessionárias decidiram “congelar” 140 ações que tramitam na Justiça. A suspensão vale por 180 dias e no fim do prazo as partes devem decidir se anulam ou se retomam os processos. Entre as ações existem vários pedidos de indenização por reajustes que não foram autorizados e por prejuízos com invasões nas praças de pedágio ou isenções não previstas em contrato. Mas os principais processos são os que tratam da caducidade dos contratos, da tentativa de encampação das empresas e da anulação de aditivos contratuais.
“Queremos negociar, mas não dá para ser com a faca no pescoço. Por isso, precisamos suspender as ações”, explica o secretário de estado de In­­fraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Concordamos que era preciso criar um ambiente de harmonia”, confirma o presidente estadual da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), João Chimi­nazzo Neto. A primeira reunião entre governo e concessionárias aconteceu em 14 de janeiro – dez dias depois da posse do secretário. Outros encontros ocorreram ao longo dos primeiros meses de 2011. Uma nova reunião deve acontecer ainda nesta semana.
(via blog da joice)

Apesar da queda, etanol ainda não é vantajoso no PR

 Depois de o preço médio cair 3,5% e o litro passar de R$ 2,30 para R$ 2,22 no território brasileiro, o álcool voltou a ser mais vantajoso que a gasolina em apenas três estados brasileiros: Goiás Mato Grosso e São Paulo. Os preços do litro do combustível nestes três são: São Paulo (o mais barato do país) R$1,95 – Mato Grosso R$2,04 – Goiás R$2,10.
No entanto, os goianos encontram o melhor custo-benefício do etanol, já que um litro do combustível custa, em média, 68,1% do preço da gasolina. No Mato Grosso, a relação aponta 68,5% e, em São Paulo, a divisão mostra um valor de 69,9% - ou seja, a competitividade do álcool está no limite no Estado.
No Paraná, o preço médio é de ainda R$2,27, fazendo com que o combustível não seja tão atrativo para os consumidores, que acabam optando pela gasolina (R$2,80 em média).
Para descobrir qual combustível compensa, o consumidor deve dividir o preço do álcool pelo da gasolina.  Se a conta ficar abaixo de 0,70, vale a pena escolher o álcool porque o rendimento do motor a álcool corresponde a 70% do poder dos motores a gasolina. Vale lembrar que a forma de dirigir e o modelo de veículo também interferem no consumo de combustível do carro.(via Guara noticias)

Sarney terá que devolver R$24 mil gastos com jantar aos cofres públicos

 O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) vai devolver aos cofres públicos cerca de R$ 24 mil gastos em um jantar oferecido ao ministro César Asfor Rocha, no dia 28 de abril, na residência oficial do Senado. De acordo com nota da assessoria da Casa, o procedimento se dará por meio de Guia de Recolhimento da União.
Os gastos foram noticiados pela ONG (organização não governamental) Contas Abertas nesta segunda-feira (16). A recepção foi feita para 60 pessoas, o que significa que cada convidado custou R$ 400 ao Legislativo.
Segundo a ONG, a lei 8.666 impõe o limite de R$ 8.000 para dispensa de licitação em compra e prestação de serviços. Para o jantar na residência do Senado, foram emitidas três notas de empenho, uma de R$ 7.990 (serviço de buffet), outra de R$ 7.944 (bebidas) e uma última no valor de R$ 8.000 (decoração). Cada nota foi para uma empresa diferente, o que indica que a conta não foi fracionada.
No entanto, o Contas Abertas verificou que duas das empresas ficam no mesmo conjunto comercial, no bairro Lago Sul, em Brasília, e ambas dão o mesmo número de telefone para os clientes.
Em nota, a assessoria de imprensa do Senado diz que a decisão de Sarney de devolver o dinheiro gasto já tinha sido tomada na semana passada, quando ele soube dos valores cobrados.
Segundo o texto, não há “nenhuma ilegalidade na contratação dos serviços” e “o evento reuniu, além de senadores, mais de 30 ministros”.
(via Guará Noticias)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ZENIO ANTONICHEN - COLUNISTA DESTE BLOG

TALVEZ ESTEJA EM JARAGUÁ, JOINVILLE OU BLUMENAU
LÁ POR SANTA CATARINA...
            O refrão da musica do Terceira Dimensão (Vou Pra Santa Catarina) tem tudo a ver com a realidade do nosso povo, afinal de contas, é do conhecimento dos pinhãoenses que tem muita gente que faz esse trajeto para o nosso estado vizinho em busca de condições melhores de vida.
            Uma constatação é verídica, Santa Catarina tem uma geração de empregos maior do que o Paraná, além disso, conta com um faturamento logístico grande por conta do turismo que movimenta principalmente na região litorânea. A minha intenção não é somente valorizar os atributos do referido estado, e as cidades que são pólo industrial, mas refletir que, o trabalhador que se desloca aqui de Pinhão para Santa Catarina, não faz isso por opção própria, mas por necessidade, a conseqüência disso é que a cidade tem pouco investimento na área. Pode-se dizer que é pela localização geográfica inviável ou que fica fora da rota das grandes fabricas e transportadoras, mas a verdade sem sombra de dúvidas é a falta de atenção e de discussões mais intensas sobre o tema: EMPREGO.
            No último 1º de Maio, o trabalhador pode até comemorar o seu dia e agradecer o seu trabalho, porém, longe da família e amigos, o que torna sua vida mais difícil, cercado de saudades e a angustia de estar longe de quem ama. Essa é a realidade do nosso querido Pinhão, nosso país como um todo sofre esse problema em virtude das inovações surgidas em varias atividades, por falta de capacitação do trabalhador, mas acima de tudo por falta de um projeto humano, audacioso que contemple todas as classes.
            E você amigo internauta o que pensa sobre esse assunto? Qual seria a solução para essa problemática? Opine e compartilhe conosco suas idéias sobre o assunto aqui abordado. A você trabalhador minha mensagem de otimismo, e a esperança de que num futuro próximo tudo isso se resolva, e onde quer que haja um homem de boa vontade, haja um local para que ele possa trabalhar.
             

Zenio Antonichen é professor e radialista

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pinhão - Pioneira Fm Retorna com as Transmissões das Sessões da Cãmara de Vereadores.

A comunidade Pinhãoense tem novamente a oportunidade de acompanhar as sessões da Cãmara municipal de Vereadores através da Transmissão ao vivo toda Segunda Feira  às 20 horas pela Radio Pioneira Fm 104,9 e assim da mesma forma os Vereadores podem divulgar seu trabalho por meio deste espaço que tem por objetivo  informar a nossa comunidade sobre as atividades do poder Legislativo. A Radio Pioneira Fm tem uma Programação democrática e voltada ao anseios da população , atendendo ao pedido de muitas pessoas inclusive do próprio poder legislativo retornou no dia 09 de maio de 2011 as transmissões e voce ja pode acompanhar, toda segunda feira ás 20 horas na Radio Pioneira Fm.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Guarapuava terá aterro sanitário.

 Guarapuava é um dos poucos Municípios que terá um aterro sanitário adequado às normas de destinação de todo o lixo produzido pelo Município. A destinação correta dos resíduos sólidos passará a ser feita a partir do próximo dia 13. Com um dos aterros sanitários mais modernos do Brasil.Cerca de 100 toneladas de lixo serão depositadas por dia no local que possui 33.342m² de extensão. As ações para a conservação do aterro pretende despertar a participação de toda a sociedade, envolvendo sustentabilidade e educação, por meio da consciência ambiental e dos projetos desenvolvidos pelo Programa Cidade Limpa.  
 Os lixos recicláveis não devem ir para o aterro, para isso já estão sendo desenvolvidos projetos que incentivam essa separação de materiais. De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Milton Roseira Junior, se bem utilizado, o aterro sanitário pode durar mais de 10 anos.  “A responsabilidade com o lixo não pode acabar na lixeira. Por isso fazemos o Ecofeira (projeto que troca recicláveis por alimentos adquiridos da produção rural), estamos realizando coleta seletiva com caminhão, coleta de reciclados em containers e a idéia é criar novos projetos para a reaproveitar o lixo”, afirmou o Secretário.
O meio ambiente será preservado, pois o lixo deixará de ficar a céu aberto. “Todo o material que vai ao aterro será compactado, depois depositado e por último coberto por uma camada de terra. O chorume (líquido preto produzido pelo lixo) será totalmente tratado nas lagoas de decantação, impedindo o escoamento para os solos e rios”, finalizou Milton.
Prefeitura de Guarapuava
http://www.guarapuava.pr.gov.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PINHÃO-SEM CORTES NAS HORAS EXTRAS DOS MOTORISTAS DA EDUCAÇÃO PARALIZAÇÃO É SUSPENSA.

O Radialista e Vereador Dirceu de Oliveira acompanhou de perto a reação dos motoristas da Educação após ter sido anunciado para eles que teriam cortes nas horas extras,Dirceu se posicionou firmemente pela permanencia do pagamento,quando recebeu uma ligação de um dos motoristas conhecido como ´´passarinho``falando em nome da comissão na segunda dia 02 de maio que agradeceu o apoio e comunicou que o Executivo se reuniria com eles na quinta dia 05 de maio oque de fato aconteceu,vale lembrar que na segunda dia 02 de maio o Prefeito já havia retirado o prejeto que criava mais cargos efetivos que tambem era um pedido do SIFUMPI e motoristas pra que nada que onerasse mais a folha de pagamento fosse aprovado pela Cãmara até normalizar as horas extras,discutir reposição salarial etc...Na quinta dia 05 de maio em conversa com Luiz Artur Walter da comissão dos motoristas ficamos sabendo a boa notícia que o Executivo recuou e o Prefeito junto com o Sec. de Admistraçaõ e Sec de Educação comprometeram-se em manter o pagamento das horas extras,melhor assim para todos, valeu a união e firmeza de quem não pediu nada mais que seus direitos...

GUARAPUAVA-Justiça suspende concurso em Guarapuava.

Justiça suspende concurso público da prefeitura de Guarapuava

Provas, que seriam realizadas neste domingo, foram suspensas


A Justiça deferiu liminar que suspende o concurso público para servidores do município de Guarapuava, na região central do estado. As provas, que seriam realizadas neste domingo, 8 de maio, foram suspensas. Treze mil candidatos se inscreveram para o concurso e concorreriam a 1097 vagas para os mais diversos cargos.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência de Guarapuava ingressou com ação civil pública, no início desta semana, pedindo, liminarmente, a suspensão do concurso porque, no edital, não foram reservadas vagas suficientes para pessoas com deficiência, como determina a lei.

“A lei obriga que em qualquer concurso público sejam reservadas 5% das vagas para portadores de deficiência, mesmo nos casos de resultado fracionado. Mas no concurso da prefeitura, essa regra não foi corretamente observada”, disse o promotor de Justiça Alexandre Ramalho de Farias.

O Ministério Público ajuizou, na tarde de quinta-feira, 5 de maio, outra ação contra o município por causa do mesmo concurso. A Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público pede, na ação, a declaração de nulidade do contrato celebrado entre a prefeitura de Guarapuava e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), realizadora do concurso.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Novos funcionários da rede estadual começam a trabalhar

4200 funcionários de escolas estaduais começam a trabalhar na semana que vem. Eles foram nomeados esta semana pelo governo, para trabalhar em serviços gerais e no preparo da merenda. Esse grupo foi aprovado em concurso feito em 2006. Os nomeados devem acessar o site www.grhs.pr.gov.br/nre

Requião se irrita de novo, agora com o CQC.

O senador Roberto Requião se envolveu em mais uma com a imprensa ontem (quarta), a tarde, em Brasília. A equipe do programa CQC, da Band, abordou o parlamentar sobre o dia na casa, mas ele se irritou e postou no twitter a frase “Os desclassificados do CQC me provocaram nos corredores do Senado hoje. Provocado pelo CQC, me afastei pelo mau cheiro”. No mês passado, Requião se envolveu em uma polêmica, ao tomar o gravador do repórter da Rádio Bandeirantes, quando era perguntado sobre a aposentadoria paga a ele pelo estado ( blog da Joice)

Prefeitura do Paraná abre 47 vagas

A Prefeitura Municipal de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, abre as inscrições para concuso público para a admissão de 47 profissionais.
Cargos oferecidos: Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Médico - ESF, Médico Obstetra, Médico Pediatra, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Engenheiro de Alimentos. A remuneração varia de R$ 545,00 a R$ 8.152,27.
As incrições ficarão abertas até o dia 10 de maio de 2011. E podem ser feita através do endereço eletrônico www.essei.com.br. ou na Prefituda de Chopinzinho, de segunda sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
As taxas são no valor de R$ 30,00 ou R$ 70,00, que podem ser pagas em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou Casa Lotéricas.
A prova objetiva será aplicada no dia 22 de maio de 2011. Este concurso terá validade de 2 anos e pode ser prorrogado por igual período. (http://www.bonde.com.br/)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Humorista Diogo Portugal se apresenta na Unicentro

 No domingo, 8 de maio, o humorista Diogo Portugal apresenta o stand up comedy “Hã?!” no Campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava. O evento será no Auditório Francisco Contini, a partir das 19h.
Diogo Portugal é um dos nomes que representam a nova cara do humor brasileiro. Versátil, ele vai do Stand-Up Comedy – a chamada comédia de cara limpa, sem figurinos ou personagens – às tradicionais esquetes, encarnando os tipos mais hilários e diferentes. Criativo, apresenta textos originais, escritos por ele mesmo. Rápido, tem como forte característica à capacidade de improvisação durante as apresentações, criando a partir de situações que acabaram de acontecer.
O humorista é criador e curador do Risorama, maior festival humorístico da América Latina, que acontece todos os anos durante o Festival de Teatro de Curitiba. Em três edições, o Risorama já reuniu uma verdadeira seleção brasileira do humor, com os maiores nomes da atualidade. Portugal lançou nacionalmente pela editora Nossa Cultura o áudio livro “Clube da Comédia Stand-Up”, o primeiro CD de humor no estilo Stand-Up Comedy no Brasil.
Com um vasto repertório sobre os mais variados temas, Diogo Portugal tem arrancado gargalhas e interagido com as mais diversas plateias por todo Brasil.
Os ingressos do stand up comedy “Hã?!” já estão à venda na Livraria do Chaim da Unicentro ou na Locadora Eclética por R$ 40. Estudantes pagam meia entrada (R$ 20).(Via Guará Noticias)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

GUARAPUAVA - BERNARDO RIBAS CARLI APRESENTA INDICAÇÃO QUE PEDE DUAS PATRULHAS RURAIS PARA GUARAPUAVA.

O deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa uma indicação que solicita ao Governo do Estado a concessão de duas patrulhas rodoviárias rurais para Guarapuava. Segundo o parlamentar, Guarapuava possui uma malha rodoviária rural de 3,5 mil quilômetros, que precisam frequentemente de manutenção.
“Mesmo com todo o investimento realizado pelo município, através do programa Caminhos de Leite, é importantíssimo que haja uma parceria com o Governo do Estado para melhorar o atendimento às propriedades rurais da região”, explica.
Como determina o Regimento Interno da Assembleia, a indicação deverá ser submetida à votação dos deputados em Plenário e, caso seja aprovada, será encaminhada ao Governo do Estado.
( VIA LOBO NOTICIAS)

domingo, 1 de maio de 2011

Guarapuava- FECADES,Festival é um dos maiores do cenário sertanejo no Paraná.

Estão abertas somente até dia 30-05-11 as inscrições para o FECADES(Festival da Canção Sertanaja)  que este ano vai distribuir R$4.000,00 (quatro mil reais em prêmios) informações pelos telefones 36275709,36241508 e 36271454  e na Universitária fm  com Dirceu,realização Paróquia Divino Espírito Santo, na oitava edição do evento que acontece na Vila Bela de Guarapuava.Confira aqui imagem do ano passado,no palco Diney e Alex hoje já com o pé na estrada tocando nas rádios o sucesso kitinete,em 2010 o primeiro lugar ficou com Carlos Felipe que interpretou minha Gioconda.